Untitled Document

 

BREVE HISTÓRICO

A Associação Maria Imaculada remonta suas origens no século XIX, 11 de junho de 1876,  em Madrid, Espanha, quando Santa Vicenta Maria Lopez y Vicuña acolhendo a obra social de sua tia Maria Eulália, junto a juventude que migravam do campo para a cidade em busca de trabalho e meios de promoção, funda a Congregação das Religiosas de Maria Imaculada para a mulher jovem, que na época não encontrava outra alternativa que o serviço domestico.  O berço da obra social se denominava casita, nà Rua Cañizares, numero 14 em Madrid, sob a direção de Da. Maria Eulália.

Com a esperança posta em Vicenta Maria. Santa Vicenta Maria, a fundadora da Congregação, morre em 26 de dezembro de 1890, deixando 5 casas na Espanha e, posteriormente a congregação espalhou-se nos  5 continentes, mantendo viva sua missão junto a adolescentes e jovens em situação de risco pessoal e social. No Brasil, as primeiras irmãs que aqui chegaram vieram ao Rio de Janeiro no ano 1921, posteriormente para São Paulo/SP.
Dia 15 de maio de 1932, vieram de São Paulo para Santos, as Irmãs: Maria Amélia Neves (Superiora da nova fundação), Maria Rafaela Gomes Bonilha, ambas se hospedaram no Asilo de Órfãos da Congregação do Coração de Maria.

A seguir veio do Rio para integrar essa comunidade Irmã Maria Helena Baquero. No dia 15 de dezembro, foram, para primeira casa da Associação que se situava na Avenida Ana Costa n o. 76, e a seguir mudaram-se para a sede atual da Associação, Avenida Conselheiro Nebías, 668, onde foram acolhidas e educadas no internato, 95 meninas pobres de 7 a 18 anos de idade, sendo-lhes ministradas o curso primário completo. Além disto, as meninas recebiam cursos de trabalhos manuais, corte e costura e bordados especializados, sendo-lhes complementadas com orientações sobre tudo o que a jovem necessita para saber auferir sua própria subsistência. A recreação nas tardes dominicais era-lhes oferecida representações no palco, projeções cinematográficas, excursões e outras diversões próprias para a juventude.

A presença e missão junto à juventude foram uma constante da Associação Maria Imaculada, ao longo de sua historia, o ouvir, perceber os novos desafios e adequar-se suas ações aos tempos e grupos que se sucederam na vida da Associação Imaculada.

Em 25 de julho de 1951 a Associação foi registrada no cartório competente.

No decurso de sua historia, a Associação viu entrar, conviver milhares de  adolescentes e jovens.

 

Você é nosso visitante Nº:
contador de visitas